E voltamos à Confiança... ou à Insegurança...
Confiar é Acreditar que aquilo que ouvimos é verdade.
Se não confiarmos sentimo-nos inseguros, não de nós, mas naquilo que nos dizem, duvidamos da veracidade das afirmações que ouvimos, e podemos comprometer situações que gostariamos de ver bem esclarecidas!
Os ciúmes vêm depois... quando não confiamos... e duvidamos,... e a dúvida nestes casos corrói a alma, ficamos desconfiados e tudo o que poderia ser muito bom, fica debaixo de um véu de suspeita... "Porque será que disse isto? Porque é que fez aquilo? O que é que quis dizer com isto? Será que me está a dizer tudo?"
E assim nasce uma desconfiança, um ciclo difícil de quebrar!
E como é que se quebra esse ciclo?
Na verdade não sei se voltará alguma vez a ficar completamente restabelecida a confiança. Seria bom conseguir-se isso! Mas será possível?...
Talvez seja,... embora isso exija muito trabalho das partes envolvidas... muitas provas de que é possível confiar, e acreditar, novamente!
Como é que isso se faz? Como é que se dá provas de que o outro pode confiar?
Bem, sou fiel adepta da verdade.
Não existe Verdade, absoluta e incontestável!
Mas existe verdade!
E se a verdade às vezes dói, muito, também pode ser um bálsamo...
Acho que é a única forma de restaurar a Confiança, falar a verdade! E partilhar tudo! Mesmo quando se imagina que a reacção do outro não vai ser a que desejávamos...
Mas é esta a base (ou uma das bases...) para que as relações funcionem... Partilha e Confiança!
E depois, ou antes de mais, claro, é preciso querer que a relação funcione!! Sem isso nada a fazer. Se existir o desejo de que a relação funcione, e se vivermos em Partilha de verdade, então restabeleceremos, a meu ver, a Confiança.
Mas só verdade não chega!
Há verdades que não cabem dentro de uma relação!
Acima de tudo tem que existir concordância em tudo o que seja fulcral para o funcionamento dessa relação, tudo o que ultrapasse isso, ou aquilo que não seja de comum acordo, contribui para alimentar ainda mais essa desconfiança.
Digo eu!
Os antigos dizeres são tão actuais... "Viver não é difícil, Difícil é saber viver!"
Partilha
Desejo de sucesso
Confiança
Que triângulo...
Etiquetas: Desabafos, Prosa